Semmas instala placas de preservação ambiental
O trabalho de sinalização começou a ser feito em setembro, quando foram feitas 33 instalações. Até o dia 25 deste mês, outras 26 placas haviam sido colocadas.
Manaus - Um total de 59 placas de identificação e advertência já foram instaladas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) em áreas verdes georeferenciadas pelo órgão. O trabalho de sinalização começou a ser feito em setembro, quando foram feitas 33 instalações. Até o dia 25 deste mês, outras 26 placas haviam sido colocadas. O trabalho continuará até que todas as 280 placas confeccionadas sejam utilizadas. As placas informam sobre a existência da área verde (que é um espaço territorial especialmente protegido, conforme determina o Código Ambiental do Município) e que caracteriza crime desmatar, ocupar e jogar lixo naquele local. A Divisão de Geoprocessamento da Semmas, responsável pelo trabalho, identificou 256 áreas verdes na cidade – algumas das quais ocupadas e com processos de desapropriação na Justiça.As áreas que tiveram placas instaladas até agora ficam no Conjunto Hileia, Parque das Castanheiras, Nova Cidade, Vila dos Reis (Parque Dez), Vila Nova, Nova República, Eldorado, Parque dos Lagos (Tarumã). Além de sinalizar os locais, a secretaria também faz a entrega de material educativo (cartilhas, cartazes e folders referentes ao meio ambiente) aos moradores. Os técnicos da secretaria também orientam os moradores a informarem ao órgão em casos de roubos das placas para que possa ser feita a reposição das mesmas. No Conjunto Hileia, duas das três placas instaladas na área verde (situada na esquina das Ruas 3 e 4) foram retiradas por vândalos e deverão ser repostas na próxima semana.
A instalação das placas tem a finalidade também de atender as solicitações de moradores preocupados com a ação de vândalos e pessoas que insistem em transformar os locais em lixeiras. De acordo com o Laboratório de Geoprocessamento da Semmas, a maior parte das áreas verdes está concentrada nas zonas Norte e Centro-Oeste. As placas estão sendo colocadas principalmente nas áreas que ainda se encontram preservadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário