segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Reprodução dos golfinhos


Uma vez atingida a madureza sexual, o golfinho procura uma fêmea para reproduzir. A forma de iniciar o contacto é mediante jogos e pela fricção dos seus corpos na água. Enquanto este ritual continua, juntam os seus órgãos sexuais, juntando os seus ventres e assim a fêmea pode acabar fecundada pelo macho.
O período de gestação pode variar segundo a espécie, mas geralmente demora entre os 10 e os 12 meses.
Quando a fêmea vai dar à luz, podemos observar que o seu nado é mais lento e outras fêmeas podem acompanhá-las para evitar ataques de tubarões ou outros predadores.
Quando o golfinho é expulso do interior, o cordão umbilical que o uno à sua mãe se rompe. O recém-nascido deve nada até à superfície, algumas vezes ajudado pela sua mãe ou por outras fêmeas.
Um detalhe curioso é que o golfinho quando nasce, não sai de cabeça como os humanos, mas sim de cauda. O primeiro alimento que um golfinho toma é o leite da sua mãe, que disponibiliza em forma de jacto quando o golfinho no retorno aproxima-se dela à procura de comida.
O leite materno fará parte da sua vida durante um ano no mínimo depois do seu nascimento. Mas a partir dos seis meses de idade começará comer também alguns peixes. A cria de golfinho nada muito perto da mãe, especialmente no inicio da sua vida. Pouco a pouco se afastará até ser independente.

Nenhum comentário: