segunda-feira, 26 de março de 2012

Motocross: Duda Parise abre vantagem no Campeonato Gaúcho!

Duda Parise foi o primeiro colocado na categoria MX Pró na segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross, que aconteceu em Marau, neste fim de semana. O piloto patrocinado pela Rinaldi somou pontos importantes na briga pelo título e manteve a liderança na tabela.

O atleta natural de Casca ficou em segundo lugar na primeira bateria, atrás do catarinense João “Marronzinho” Jr., que também tem o apoio da marca. Já na disputa seguinte, Duda foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada, logo a frente de Marrom. Na somatória dos pontos, Duda levou a melhor.

“A competição está muito acirrada, as participações especiais do Marronzinho têm esquentando a briga e eu estou bastante satisfeito com o meu desempenho. Agora é treinar bastante para continuar na liderança e garantir mais este título para o meu currículo", afirma Duda.

A terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross, que também tem o patrocínio da Rinaldi, acontece nos dias 5 e 6 de maio, em Venâncio Aires. 

Classificação:

 MX Pró
1º Duda Parise – 100 pontos 
2º Leonardo Sebben – 84 pontos
3º Leonardo Rodrigo Dambrós – 60 pontos
4º Marcos Campos Cordeiro – 55 pontos
5º Mateus Basso – 34 pontos


17 mil pessoas ajudam a plantar árvores !

A Secretaria do Meio Ambiente atribuiu o incômodo ao grande número de participantes - esperava-se a adesão de 17 mil pessoas, mas o número quase dobrou.
A prefeitura pôs 150 ônibus à disposição do público e montou tendas com monitores para auxiliar os participantes. Nesses locais havia água potável à disposição de quem enfrentava o sol forte. O plantio se estendeu por uma área de seis quilômetros ao logo da Avenida Itavuvu. 

As mudas de 80 espécies de árvores nativas, entre elas muitas frutíferas, como pitanga e amora, e de madeira nobre, como cedro rosa e jequitibá, foram produzidas em viveiros das duas penitenciárias da cidade. 

A ação faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final do ano.

De acordo com a professora de Engenharia Florestal Fátima Pina Rodrigues, da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), que assessorou o plantio, foi adotado o sistema adensado, de cinco mudas por metro quadrado, que facilita a manutenção da área e a formação mais rápida da mata.
 
- Em torno de 10 anos já poderemos ter uma floresta que cumpre todas as suas funções de proteção, diversidade, beleza e de atração da fauna.

Em geral, segundo ela, uma floresta leva entre 100 e 200 anos para se formar naturalmente. 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Light aposta em sustentabilidade e dá "prêmio" para quem recicla lixo

Às vésperas do Rio de Janeiro sediar a conferência sobre desenvolvimento sustentável Rio + 20, a companhia de energia elétrica Light aposta em projetos de sustentabilidade. Moradores do Santa Marta, Botafogo, Humaitá, Chapéu-Mangueira e Babilônia, por exemplo, são contemplados com uma iniciativa que, em troca de materiais recicláveis - que iriam diretamente para a lata de lixo -, dá descontos na conta de luz .

O Light Recicla funciona assim: diversos ecopontos da cidade (veja os locais no pé da matéria) recolhem vários tipos de lixo reciclável, como garrafas PET, sacolas e embalagens plásticas, CDs e DVDs, materiais PVC, papéis, metais, vidros e embalagens de longa vida. Cada item tem um preço que vai gerar crédito na conta de energia escolhida pelo participante. Para ter acesso ao bônus, o favorecido deve ir a um ecoponto com o material reciclado e a conta de luz.
A ideia do projeto, além de promover o desenvolvimento sustentável, é estimular a economia familiar, já que muitas pessoas conseguem, inclusive, zerar as contas de luz. Desde o início das atividades, em agosto de 2011, o projeto já recebeu cerca de 160 toneladas de material reciclável e mais de 1.800 litros de óleo de cozinha.
De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Mayrink, o adesão dos moradores ao Light Recicla é positiva. "No início, os moradores eram motivados a participar principalmente pela força do bônus, mas hoje já vemos que a iniciativa vai além - as ruas estão muito mais limpas, quando chove, a água escoa, e, além disso, é uma forma de cuidar do meio ambiente e da saúde, já que tira possíveis focos de dengue das ruas", explica, acrescentando que o projeto deve se expandir para outras áreas ainda este ano.
O projeto se estende à população de outras localidades e não se limita ao desconto na conta de energia residencial. Moradores de outros bairros da cidade podem contribuir levando materiais recicláveis e “doando” a cota referente ao desconto para instituições sociais.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Será realizada na cidade de Santarém o Skate Rock 2012.

Santarém - O Skate Rock 2012 será na próxima sexta-feira (16) no Ginásio do Kanecão a partir das 19h. O evento é uma competição de skatistas da região Amazônica organizado pelo movimento Eternos Radicais.

Para este ano, o encontro traz três destaques do Skate brasileiro e mundial: Lucas Xaparral, vencedor do X-Games e revelação do Skate mundial, Marcio Tarobinha, Bi-campeão brasileiro de skate profissional e Bruno Taioli, campeão da Old School Legends. 

A seletiva dos skatistas já foi realizada. Os classificados devem disputar em duas categorias, Iniciante e Amador, com 10 vagas cada. 

A programação contará com apresentações de street dance, grupo de hip hop e banda de rock. O evento deve contar também com a presença de Dagoberto Della Paschoa, enviado especial da revista mais conceituada do segmento,Tribo Skate, com mais de 20 anos no mercado, que fará a cobertura do evento e uma matéria com os vencedores do campeonato.

Com entrada do evento serão cobrados 2KG de alimento não perecível de cada pessoa. A arrecadação será destinada a pessoas carentes na região amazônica. No primeiro ano do evento foram arrecadados cerca três toneladas de alimentos. 

Desmatamento zero será a principal bandeira do Greenpeace na Rio+20.

A organização não governamental ambientalista Greenpeace quer promover a discussão sobre o desmatamento zero durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro.
Essa será a principal bandeira da ONG durante o evento. Porém, diante da decepção dos ambientalistas em relação ao rascunho do documento que servirá de base das negociações durante a conferência, conhecido como ‘draft zero’, as manifestações do Greenpeace serão realizadas em eventos paralelos, na Cúpula dos Povos, fora da agenda oficial.
O coordenador do Greenpeace para a Rio+20, Nilo D’Ávila, criticou a “falta de audácia” da Organização das Nações Unidas (ONU) e do governo brasileiro no sentido de construir um documento mais forte. “O ‘draft zero’ é um zero mesmo”, analisou. Para ele, “um documento que começa fraco, tende a terminar mais fraco ainda”.
Por esse motivo, o Greenpeace preferiu levar os debates “para o lado de fora” da conferência oficial. “A gente quer discutir com a sociedade e levar questões importantes sobre a floresta e a matriz energética, em termos globais.”
O governo brasileiro defende o fortalecimento das fontes renováveis de energia na matriz internacional, informou à Agência Brasil o chefe do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty, embaixador André Corrêa do Lago.
O embaixador, que é o principal negociador do Brasil para a Rio+20, acredita que a sociedade civil tem como função cobrar metas sejam mais ambiciosas dos governos. “Acho perfeitamente legítimo que ONGs, como o Greenpeace, se manifestem a favor de que sejam feitas mais coisas. É extremamente positivo.”

Surfe: Circuito Billabong Brasileiro começa no fim de semana

A Billabong apresenta as quatro etapas do Circuito Billabong Brasileiro de Surfe 2012, a primeira delas em Maracaípe (no município de Ipojuca em Pernambuco) entre sexta-feira e domingo. A competição abrange as categorias: Iniciantes (Sub-14), Mirim (Sub-16), Júnior (Sub-18) e Open (sem limite de idade), essas duas últimas com baterias masculinas e femininas.

A etapa pernambucana já começa com disputa acirrada, pois nela seis atletas garantirão ida ao International Surfing Association World Junior Surfing Championship (ISA WJSC) no mês de abril em Playa Venao, no Panamá. Um dos atletas que estão na corrida pelo titulo de campeão brasileiro é Yan Daberkow, surfista da Billabong, que venceu o King of The Groms, em outubro na França, e participou da primeira etapa do circuito mundial em fevereiro desse ano na Gold Coast australiana. Depois de uma temporada de três meses fora do país, divididos entre Hawaii e Austrália, Yan volta ao Brasil com força total para uma das competições mais importantes do surfe nacional. 

Crocodilo é designado 'embaixador do meio ambiente' pelo Vaticano


Réptil apresentado ao Papa Bento XVI será levado a Cuba, seu habitat.
Pontífice inicia viagem à América Latina ainda este mês.

Um jovem exemplar de crocodilo-cubano (Crocodylus rhombifer), presenteado em janeiro ao Papa Bento XVI, voltará no próximo dia 23 para a ilha como "embaixador do meio ambiente", por ocasião da viagem do pontífice pela América Latina.
Em cerimônia realizada no zoológico de Roma, os embaixadores de Cuba na Itália e na Santa Sé, Milagros Carina Soto Aguero e Eduardo Delgado, junto com um representante do Papa, designaram o crocodilo "embaixador de defesa do meio ambiente, da paz e da solidaridade".
A espécie teve 80% de sua população reduzida e, atualmente, sobrevive em uma área restrita da ilha caribenha. Ela é classificada como criticamente ameaçada segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).
O animal de 60 centímetros, após um período de recuperação no Bioparque, será devolvido para sua terra natal. O crocodilo entrou de forma ilegal na Itália, dentro de uma mala, escondido entre meias. O espécime retorna para casa no mesmo dia que o papa desembarca no México, primeira etapa de sua viagem de seis dias na América Latina.

sábado, 10 de março de 2012

A Importância da Educação Ambiental e da Sustentabilidade!!

Com o grande crescimento populacional e industrial, o consumo e a demanda por riquezas naturais e minerais têm atingido níveis cada vez mais críticos. E com tanta exploração, é normal que o planeta responda de maneira agressiva, seja através de mudanças climáticas ou de outros desastres naturais. Mas, felizmente é possível reverter esse quadro através da sustentabilidade e educação ambiental,, desde que todos os âmbitos da sociedade cooperem.
A sustentabilidade ambiental consiste em várias ações, diretas e indiretas, que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente. Ou seja, trata-se do consumo responsável dos recursos naturais. Medidas, como o uso de fontes de energias limpas e renováveis (biodiesel) e o plantio de árvores, principalmente nas áreas degradadas, são algumas políticas adotadas para se viver em um mundo mais ecológico. No entanto, a sociedade como um todo deve participar: do mesmo modo que as indústrias investem em novas tecnologias para prejudicar o mínimo possível a natureza, é preciso que as pessoas tenham iniciativas sustentáveis em suas casas também, como por exemplo, a reciclagem de lixo e o uso inteligente de água e energia.
Por outro lado, a sustentabilidade não deve se limitar apenas ao plano econômico, são necessários programas que incentivem a educação ambiental e social. Entende-se por educação ambiental a disseminação de informações sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo, ao passo que, o ser humano entenda sua relação de causa e consequência com a natureza e se conscientize de que ao destruí-la estará destruindo a sua própria existência. Resumindo, nada mais é do que a metodologia utilizada pela sociedade para a construção de valores, conhecimentos e atitudes voltadas para a sustentabilidade ambiental e, consequentemente, para a melhoria na qualidade de vida. A importância da educação ambiental dá-se em vários processos, sendo essencial nos primeiros anos escolares, uma vez que as crianças já crescerão com a devida consciência e, desse modo, as novas gerações não depredarão os recursos oferecidos. No entanto, não basta incentivar a produção e o consumo “verde”, é necessário que haja punição às práticas que vão contra a preservação do planeta.
De um modo mais amplo, a sustentabilidade ambiental pode ser vista como um meio de abrandar e até de consertar, mesmo que lentamente, os estragos provocados pelo desenvolvimento industrial. E uma das maneiras de reverter o quadro de devastação é através da educação ambiental, que se passada corretamente, vai além da conservação do meio ambiente, proporcionando melhorias na qualidade de vida de todos nós.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Saca participa na estreia da Liga Meo Pro'2012!!

PRIMEIRA ETAPA É NA ERICEIRA
A Ericeira foi o local escolhido para o arranque da Liga Meo Pro Surf em 2012, circuito composto por cinco etapas que vão definir o campeão nacional na categoria Open (masculino e feminino).
A praia de Ribeira d'Ilhas vai acolher a etapa de estreia entre 16 e 18 deste mês, que vai contar com a participação de Tiago Pires, membro da elite mundial.
Saca está em Portugal a preparar a segunda etapa do Circuito Mundial, que decorrerá na Austrália, no início de abril, aproveitando assim para ganhar forma e ritmo competitivo num evento que acontece na “sua” vila.
Na apresentação da Liga Meo Pro Surf’2012, ficaram-se a conhecer mais novidades, como a etapa final (outubro) que marca o regresso de Peniche ao circuito e vai servir de antecâmara para o Rip Curl Pro Portugal, etapa do World Tour que se inicia nesse mesmo mês.
Vasco Ribeiro e Maria Abecasis são os campeões em título de uma prova em que cada etapa distribui um “prize money” de 5 mil euros (4 mil nos homens e mil nas mulheres).
Calendário:
1.ª etapa: Ericeira (16 a 18 de março)
2.ª etapa: Cascais (5 a 7 de abril)
3.ª etapa: Porto (25 a 27 de maio)
4.ª etapa: Figueira da Foz (28 a 30 de setembro)
5.ª etapa: Peniche (5 a 7 de outubro)

Amazonas quer reduzir desmatamento!

Restringir o desmatamento no Amazonas para até 400 km², o que representa uma redução de 25%, comparando com 2011, e reduzir em 30% os focos de calor. Essas são as metas, para este ano, do Programa Estadual Conhecer, Produzir, Conservar – denominado anteriormente como Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCDAM). 

As propostas foram apresentadas, na tarde desta sexta-feira (2), durante a 10ª Reunião do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Serviços Ambientais e Energia (FAMC), coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). 

Para alcançar esses resultados, o Estado busca atuar em quatro eixos, que são a ordenação territorial, o controle ambiental, o desenvolvimento de atividades de produção sustentável e a governança integral. 

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Praia de Itaúna recebe competição de surf nos dias 10 e 11 de março!!

A praia de Itaúna, em Saquarema, recebe nos dias 10 e 11 de março a primeira etapa do Rip Curl Grom Seach, competição de surfe para jovens com até 16 anos. O evento tem por objetivo descobrir novos talentos e incentivar a amizade entre os atletas.
A premiação deste ano traz novidades. Os campeões da final internacional da competição conquistarão vagas para o campeonato anual da Rip Curl, que acontece todo ano eem Padang Padang, na Indonésia. Já o vencedor da cateogria mirim ganhará um intercâmio cultural para a Austrália, e os vencedores das outras categorias ganham bolsa de estudos completa para curso de inglês.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Projeto estuda efeito das mudanças climáticas nos animais da Amazônia.

105 espécies de animais já foram fotografados em mais de 52 mil imagens.

17 áreas tropicais, em três continentes, são monitoradas pelo projeto.


Projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), instala sessenta câmeras fotográficas espalhadas na floresta para registrar o efeito das mudanças climáticas e geográficas sobre a biodiversidade.

As "armadilhas" fotográficas são instaladas nos troncos das árvores, uma a cada dois quilômetros da outra. De acordo com o biólogo responsável pelo projeto, Carlos Faresin, as máquinas ficam 24 horas ligadas. "Elas ficam ligadas 24 horas, durante um mês e registram absolutamente tudo o que passa na frente delas", disse o biólogo.

Para o coordenador do Projeto Team no Amazonas, Wilson Spironello, "é importante estudá-los porque 25% destas espécies no mundo já têm risco de extinção em florestas tropicais. E você acompanhando o que está acontecendo com estas populações será possível utilizar as informações para protegê-los."

De acordo com informações dos biólogos, a câmera tem um sensor infra-vermelho que detecta a presença dos animais e automaticamente faz três fotos por segundo. O projeto já é realizado há sete anos, mas somente em 2009 foram instaladas câmeras que suportam alta umidade e o calor tropical.

Este ano foram divulgados os primeiros resultados do projeto, mais de 52 mil fotografias, retratando 105 espécies de animais selvagens. Dezessete áreas tropicais, distribuídas em três continentes, são monitoradas pelo projeto. Duas delas estão em Manaus, em reservas do Inpa.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Circuito Roraimense de Skate reúne atletas em Boa Vista!!

O Circuito Roraimense de Skate pretende reunir mais de 30 atletas. A disputa da competição será o Desafio de Rua, onde os competidores irão enfrentar três obstáculos: caixote com rampa, rampa e corrimão. Para o júri, dois skatistas de Manaus, Alisson Luiz e Josiclei Rodrigues.
O evento promovido pela Associação dos Skatistas de Roraima (ASKRR) irá premiar o melhor competidor em cada obstáculo com R$ 50 e brindes. Segundo o presidente da associação, Davi Vargas, este será o primeiro Desafio de Rua em Roraima. “Neste ano, mais competições serão promovidas”, disse Davi.
“Esta será a primeira vez que irei participar de uma competição como esta. Este tipo de competição tem um nível de dificuldade maior que na pista, mas  tenho boas expectativas para o Desafio”, afirmou Pedro Charlison, skatista há 13 anos e vencedor de 6 campeonatos de skate em Roraima.

Acidez ameaça 30% das espécies marinhas!!

Brasília - Uma pesquisa da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, indica que os oceanos estão cada vez mais ácidos. No ritmo atual, segundo os cientistas, cerca de 30% das espécies marinhas podem ser extintas até o fim do século.
De acordo com a pesquisa, a água do mar está ficando mais ácida devido ao dióxido de carbono. Os cientistas examinaram a água abaixo dos vulcões, nas quais o dióxido de carbono ocorre naturalmente, para verificar como a vida marinha lida com a água mais ácida. Segundo os pesquisadores, nos próximos anos a água marinha começará a afetar alguns organismos e alguns tipos de corais não conseguirão sobreviver.
O trabalho foi apresentado pelo cientista britânico Jason Hall-Spencer, que estudou as aberturas vulcânicas no oceano. Segundo ele, a conclusão da pesquisa é um “aviso” sobre o futuro dos ecossistemas marítimos. O trabalho foi apresentado por ele durante conferência em Vancouver, no Canadá.
Hall-Spencer disse que examina as aberturas vulcânicas como uma máquina do tempo. “Nem todas as espécies estão calcificadas. Há conchas e esqueletos rígidos e existem outros organismos com corpos macios que também deixam o mar [em busca de qualidade de vida]”, explicou.
O cientista ressaltou que há 55 milhões de anos aconteceu situação semelhante à identificada na pesquisa, que leva cerca de 10 mil anos para ocorrer. Segundo Hall-Spencer, os oceanos precisam de aproximadamente 125 mil anos para se recuperar e obter de volta a “química normal”.
“[Ou seja], o que fizermos ao longo dos próximos 100 anos ou 200 anos pode ter influência nos ecossistemas oceânicos de dezenas de milhares a milhões de anos. Essa é a implicação do que estamos fazendo com os oceanos agora", destacou Hall-Spencer.

Curiosidades: Motogomes e Paulo Alberto com aposta na Holanda!

Paulo Alberto está de partida para a Holanda para juntar ao seu calendário desportivo mais uma fase competitiva a nível internacional. Em decisão com a equipa Motogomes Racing Team, o ‘Jikler’ disputará quase por completo o Campeonato Holandês de Motocross na cilindrada maior.
A primeira prova pontuável para o formato nacional da modalidade na Holanda terá início no dia 4 de Março, exatamente duas semanas antes do arranque oficial da temporada portuguesa em Freixo de Espada à Cinta.
Antes disso, o Campeão Nacional de Motocross e Supercross nas ‘quarto de litro’ fará a sua primeira prestação além-fronteiras já no próximo fim-de-semana, em Lacapelle Marival, França, por ocasião da empolgante prova de pré-época dos ‘mundialistas’, o Monster Energy Masters Motocross Internacional.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crusty Demon Robbie Marshall backflips helicopter

Salto, moto, helicóptero e Fórmula 1

Robbie Marshall, piloto australiano de motocross e membro do grupo Crusty Demons, fez uma ação nesta quarta-feira para promover o GP da Austrália de Fórmula 1, que será disputado no dia 17 de março em Melbourne. Ele saltou por cima de um carro de Fórmula 1 (da extinta Minardi, que já foi de propriedade do empresário australiano Paul Stoddart) e um helicóptero com a hélice em movimento. Uma competição de manobras radicais será uma das atrações do fim de semana da corrida. Após a aventura, Marshall ainda posou com a modelo Kate Peck, embaixadora da prova no país.

Natação: mar ou piscina, quais são as diferenças?

Ana Marcela: "Na maratona aquática, cada prova é única"
Nadar na piscina e no mar guarda muitas diferenças. A principal delas diz respeito ao próprio ambiente. Águas abertas costumam ser mais agitadas, muitas vezes há correntes e vento, enquanto a piscina é um ambiente totalmente controlado. “Nas maratonas aquáticas, cada prova é nova e uma experiência única. Jamais haverá uma prova igual à outra. É fascinante”, conta a campeã mundial da modalidade em 2010, Ana Marcela Cunha.
Por estar sujeito às intempéries  – se a água está marolada ou cal­ma, se há correnteza ou não, se es­tá fria ou quente etc. –, é preciso fazer al­gumas alterações no modo de nadar. “De maneira geral, as mudan­ças no nado são no sentido de visualizar melhor os contornos, o trajeto, os adversários e evitar choques com ondas maiores. Muitas vezes, é preciso elevar um pouco mais a parte superior do corpo, as braçadas passam para um ritmo diferente, a respiração segue a mudança, tudo num formato que permita manter o controle da prova. Essas mudanças são mais cansativas para o atleta, mas acabam sendo absolutamente necessárias.”

Fator, Elemento e Componente Ambiental!!

Em análise ambiental, usam-se freqüentemente os termos elemento, componente e fator ambiental, todos para designar, genericamente, uma das partes que constituem um sistema ambiental (ou um ecossistema), embora com pequenas diferenças de significado: elemento é um termo de ordem geral (o ar, a água, a vegetação, a sociedade); componente costuma designar uma parte de um elemento, quando tomado isoladamente (a temperatura da água, uma espécie da flora ou da fauna); fator ambiental designa o elemento ou o componente do ponto de vista de sua função específica no funcionamento do sistema ambiental. Fator ecológico "Todo elemento do meio suscetível de agir diretamente sobre os seres vivos, ao menos durante uma fase de seu ciclo de desenvolvimento" (Dajoz, 1973). "Fatores que determinam as condições ecológicas no ecossistema" (ACIESP, 1980). Fator de emissão "Quantidade média de um poluente lançado na atmosfera inter-relacionado a uma quantidade de um determinado material processado" (Braile, 1992). "Quantidade de material emitido por quantidade de material processado. Usualmente expresso em Kg/100-Kg" (Batalha, 1987). Fator limitante "Fator biológico que atua no sentido de limitar as variações que ocorrem nos organismos de uma população" (Forattini, 1992). Fator de risco "Expressão que designa, em epidemiologia, a probabilidade de ocorrência de doença ou agravo, dependente da freqüência de exposição ao fator determinante" (Forattini, 1992).

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Tiago Pires aponta ao "top 16" no circuito mundial de surf( ASP)


O surfista português Tiago Pires desvalorizou a queda de dois lugares em 2011, para o 23.º posto do Circuito Mundial ASP, e revelou confiança em alcançar o "top 16" no final de 2012.

"Saca" lembrou que, no ano passado, não conseguiu "manter o mesmo nível de resultados", depois do terceiro lugar conquistado na primeira etapa, mas, ainda assim, considera não ter ficado "totalmente insatisfeito" com a sua prestação, ainda para mais, quando surgiu "uma geração muito forte de atletas sobredotados". 

Apesar de ter caído dois lugares no "ranking", do 21.º para o 23.º, e das alterações que o obrigam a estar no "top 22" da corrida ao título mundial para continuar entre os melhores em 2013, "Saca" diz confiar num ano de sucesso e já sonha com a presença no "top 16". 

A primeira etapa do Circuito Mundial ASP de 2012 disputa-se na Gold Coast, na Austrália, onde Tiago Pires conseguiu um terceiro lugar em 2011, mas o surfista fala de um campeonato "muito complicado", que acaba por favorecer os atletas daquele país. 

Sobre as suas etapas preferidas do Circuito Mundial, elegeu Fiji - novidade para este ano -, Gold Coast e Taiti, deixando de fora o campeonato em Supertubos, Peniche, por toda a pressão inerente. 

Quanto aos favoritos para 2012, o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do Mundo e seu colega na equipa Quiksilver, "é sempre favorito, apesar de já estar nos 40 anos". 

A primeira etapa do Circuito Mundial ASP de 2012 vai ser disputada de 25 de fevereiro a 07 de março, na Gold Coast, na Austrália. 

Dobradinha de Matt Banting no Australian Open de Surf 2012.

Garantindo 3500 pontos no ranking mundial e a bolada de 25 mil dólares, Matt Banting conquistou a grande final do Australian Open, na praia de Manly. A bateria começou movimentada e o australiano abriu o placar com 8.10 contra 7 pontos do americano Evan Geiseman. Faltando 20 minutos para o final da bateria, o americano precisava de um 8.04 para virar o placar e assumir a primeira posição.

O mar não estava ajudando e os surfistas boiavam a espera da série. Três minutos mais tarde, o Matt achou uma boa onda e com um aéreo reverso e arrancou um 8.73 dos juizes complicando ainda mais a vida de Evan Geiselman, que estava visivelmente irritado com sua performance na final.
No dia anterior, Matt levantou o troféu do Junior Pro e mais uma vez subiu no topo do pódio na categoria principal. “Estava muito relaxado, tentei me concentrar mas, acho que a vitória de ontem me deu segurança e tranquilidade pra vencer hoje”, comenta o campeão.
Brasileiros eliminados 
Alex Ribeiro fez a primeira bateria do último dia de competições contra o americano Evan Geiselman. O mar não reagiu como o esperado e o domingo começou com pequenas ondas. Alex conseguiu uma excelente nota, um 7.98 que não foi o suficiente para avançar para as semis.
Outro brasileiro a ser desclassificado durante as quartas de final foi Tomas Hermes. Tomas enfrentou Matt Banting que estava impossível e acabou perdendo.
O último eliminado foi Jesse Mendes. O paulista não teve sorte e acabou fazendo escolhas erradas na água, deixando o caminho livre para o havaiano Granger Larsen.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Curta-metragem "Surfing for Change:J Bay Usina Nuclear"

"Surfing for Change: J Usina Nuclear Bay" é um novo filme curto que explora os perigos de uma usina de energia nuclear planejada nas praias cristalinas da Baía de Jeffrey, África do Sul.
Um jovem ativista ambiental, pro-surfista e cineasta Kyle Thiermann chama a atenção para o potencial para o desastre ambiental se Eskom, empresa sul-africana de energia nacional, localiza a usina nuclear nas águas de um dos mais famosos destinos de surf do mundo.
O documentário apresenta renomado líder ambiental Van Jones, 11 vezes campeão mundial de surfe Kelly Slater, Foster Gamble e activistas locais de surf. Todo mundo lembra do que aconteceu na esteira do colapso de Março de 2011 Fukushima nuclear.
Hoje, o surf em Fukushima é a memória de um sonho . Havia impressionantes destros sendo direito montado em frente à estação nuclear, todos os dias, e em muitos outros locais secretos ao redor das instalações.
A vida não é possível dentro do perímetro de 20 km. Surfers não vai navegar e os seres humanos não vivem aqui, quem sabe, ao longo de décadas ou séculos.
"Surfing for Change: J Bay Usina Nuclear" encoraja a exploração de fontes alternativas de energia e aponta para as decisões tomadas pelos principais países europeus a abandonar as usinas nucleares.
"Conheci pessoas incríveis de trabalho para parar a planta a ser construída", explica Kyle Thiermann. "Se for construído, a paisagem seria transformada com a construção de uma usina de energia. E, a vida desses moradores também será transformado. E não para o bem."

A origem de Jeffrey's Bay!!!

"Com o nome de empresário famoso da cidade e talvez o morador primeiro, Jeffreys Bay, o paraíso dos surfistas está localizado no Cabo Oriental, África do Sul. Carinhosamente, ele é chamado como J-Bay e é sussurrada como quebra de mundo melhor ponto da direita em termos de consistência e qualidade durante a temporada. As ondas que se aproximam das costas conceder ondas perfeitas e surfistas têm testemunhado até 800 metros de comprimento passeios aqui e, provavelmente, é isso que torna Jeffreys Bay um dos pontos muito queridos de surf Kelly Slater.
Os Supertubes não é uma coisa mais misteriosa para o surf-savvy entusiastas e chama grommets em todo o mundo. Mesmo surfistas profissionais tornam-se apaixonado por ela quando enfrentar o desafio de ondas grandes, na vertical e esticada com tubos de cruzamento e experimentar o passeio fascinante sobre algumas das ondas mais notáveis ​​do mundo.
J-Bay é um lar para os muros altos das águas onde o tamanho da onda que variam de 2 a 3 pés que vão até 10 pés. Estes são conhecidos como ondas de tamanho havaiano que marcas como quebra da África do Sul ponto icônico.
Tubos, tubos Magna e Impossibles e boneyards e janelas da cozinha, o albatroz eo ponto são pontos de quebra mais alguns aí que podem ser nomeados. E em torno de Jeffreys Bay, vários sites oferecem grande ambiente mesmo para malucos e surfistas iniciantes. No entanto, a Baía de Jeffrey e, especialmente, Supertubes, é a Meca dos surfistas ou peregrinação ".